O Festival

III Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba | 28 de maio a 5 de junho de 2014

Após dois anos de experimentos, riscos e tiros certeiros, a 3ª edição do Olhar de Cinema vem para fincar raízes. O público que acorreu às salas de cinema nos anos anteriores já sabe o que esperar dos filmes: arroubos autorais com preocupação estética e ética, vindos dos mais variados cantos do mundo.

Esse ano a mostra Competitiva traz 12 longas e 11 curtas metragens cujas propostas variam desde a forma narrativa clássica ao experimentalismo formal, em filmes que buscam um amplo diálogo com o público. Já nos 25 filmes selecionados na mostra Outros Olhares é possível vislumbrar obras mais arriscadas, filmes de busca, que tentam deliberadamente misturar as fronteiras entre os gêneros e desconstruir as fórmulas. Na mostra Novos Olhares, dedicada a primeiros filmes, 6 longas  internacionais serão exibidos pela primeira vez no Brasil e concorrem ao Prêmio Novo Olhar. Na Mirada Paranaense, mostra dedicada ao cinema local, a estreia mundial de 1 longa metragem e a exibição de 11 curtas, dá um panorama do que se vem produzindo no estado. Na mostra Olhar Retrospectivo, uma edição mais que especial dedicada ao cineasta norte americano Stanley Kubrick. Estão nessa mostra os 3 curtas do mestre, além de 10 de seus 13 longas metragens. Já a mostra Multiolhares, dedicada exclusivamente ao cinema experimental, promove nas ruas da cidade uma intervenção na qual filmes são projetados em espaços abertos; além disso, 6 filmes serão exibidos em sala de cinema, e serão montadas 2 vídeo instalações na cinemateca de Curitiba. Expandindo sua área de ação e reiterando o compromisso com a difusão, a mostra Olhar Itinerante cresce e este ano abarca 22 cidades do interior do estado do Paraná, levando aos espaços cedidos pelo Sesi-PR curtas metragens contemporâneos e instigantes.

E como o Olhar de Cinema não se ocupa apenas de exibição de filmes, como de praxe, os interessados em atividades de formação e mercado gozarão da rica troca fomentada pelo III Seminário de Cinema, 3 oficinas, debates e bate papos (nas salas de cinema e também na sessão Diálogos), que recebem pensadores e profissionais de cinema interessados em fazer de Curitiba palco de confronto de ideias e caldeirão de efervescência criativa nos nove dias do evento.

Agradecemos aqui aos patrocinadores e apoiadores, à equipe técnica e artística do evento, aos realizadores e críticos, e principalmente ao público. Agradecemos enfim a todos aqueles que fazem o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba acontecer.