Oficinas

Programadas para acontecer em paralelo ao festival, as oficinas tem o intuito de expandir e aguçar os sentidos de seus participantes para as mais variadas facetas do cinema e proporcionar uma experiência a mais durante os dias do festival.

Este ano, as três oficinas estão mantidas. Desta vez, as aulas serão na FIEP, na região central da cidade.

As oficinas são gratuitas e os inscritos passarão por um processo de seleção. As inscrições estão abertas até 2 de maio e os selecionados serão divulgados no dia 19 de maio de 2014.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

O Som no Cinema

31 de maio e 1 de junho | 9h às 12h e 13h às 16h
FIEP (Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico)

A oficina de Som no Cinema será ministrada por Alessandro Laroca e irá trabalhar o papel do som dentro da narrativa cinematográfica, as Etapas de realização: o Som Direto, Edição de Som e a Mixagem, os formatos de exibição,  o papel da música e a música e Sound Design trabalhando juntos.

Público Alvo
Pessoas que tenham envolvimento profissional e uma certa experiência em qualquer área em cinema.

Carga horária de 12 horas | 28 vagas

Alessandro Laroca

Alessandro Laroca é formado em cinema na FAAP-SP. É Supervisor de Edição de Som, Sound Designer, Mixador e Diretor Técnico e Artístico da 1927 Audio, estúdio dedicado à finalização de som para filmes de cinema e televisão.

Introdução ao Universo da Direção de Arte

2 a 5 de junho | 9h às 12h
FIEP (Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico)

A oficina de Introdução ao Universo da Direção de Arte será ministrada por Monica Palazzo e visa aproximar seus participantes ao universo da Direção de Arte na produção audiovisual através do seu processo criativo, usando para isso exemplos de processos de trabalhos, observação e reflexão sobre processo criativo e exercício de cunho prático.

Público Alvo
Interessados com 18 anos ou mais; ensino médio completo e alguma experiência ou relação com atividades artísticas.

Carga horária de 12 horas | 28 vagas

Monica Palazzo

Diretora de Arte de Cinema, graduada em Imagem e Som/UFSCar e Mestre em Poéticas Visuais/ECA/USP. Dirigiu os curtas “Páginas de Menina”(2008) e a trilogia “1718, 1972 e 2009” com Joana Galvão para o Fucking Different SP (2009). Entre seus trabalhos mais recentes em longametragem estão “O Homem que Matou a Minha Amada Morta, direção de Aly Muritiba (em fase de montagem), “Rio Cigano” de Julia Zakia (2013), “Cores”, de Francisco Garcia (2012).

Preparação de Elenco

2 a 5 de junho | 13h às 16h
FIEP (Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico)

A oficina de Preparação de Elenco será ministrada por Amanda Gabriel e irá trabalhar a relação entre roteiro, diretor e ator na construção do discurso da personagem.

Público Alvo
Prioridade para atores com ou sem experiência em cinema e realizadores com roteiros de curta metragem ainda não filmados. Mas também podem participar diretores sem projetos e roteiristas ou produtores.

Carga horária de 12 horas | 28 vagas

Amanda Gabriel

Preparadora e Produtora de Elenco dos filmes O som ao redor, Tatuagem, Eles voltam, Amor, Plástico e Barulho, A floresta de Jonathas, Au revoir, Muro entre outros.